Nossa história
O espaço recreativo Casulo existe há quatro anos e foi criado pelos pais da Marcela. E sabe aquele conselho que nossos avós davam sobre deixar as crianças livres para brincar na areia e assim criar anticorpos? A Casulo leva muito a sério isso. Na escola, as crianças brincam no quintal à vontade, descalças, rabiscam paredes, como se estivessem em casa.
Na verdade, Marcela lembra, que a unidade educacional voltada para a primeira educação infantil trabalha com o método montessoriano que se baseia na autonomia dos alunos, mas com a observação e os auxílios pontuais do professor nos momentos necessários.
“Nossa referência é esse método e vamos adaptando a outras experiências que a gente acha interessante e de acordo com o que vivenciamos com as crianças”, conta. Inicialmente, a creche tinha apenas os sobrinhos de Marcela e mais duas ou três crianças. Antes da pandemia, a capacidade do local já estava toda ocupada.
A empresária explica que, apesar da vida tecnológica que todos vivem atualmente, um diferencial da Casulo é que as crianças não têm entretenimento digital. “Aqui é corpo a corpo mesmo. A interação é criança com criança, criança com o cuidador, criança com as pessoas que elas sempre encontram na hora da refeição, na entrada e na saída”, completa.
Outra alegria que a Casulo teve nesses primeiros anos de funcionamento foi o feedback dos pais de alunos autistas ou ainda em processo de investigação para fechar o diagnóstico que percebiam melhoras no desenvolvimento das crianças. “Eles [pais de alunos] nos contavam que os médicos comentavam sobre a evolução e acreditavam que essa interação que elas têm na Casulo tinha uma grande parcela de contribuição na melhora do quadro, no envolvimento para o tratamento e etc”, comemora.
O espaço funciona na rua Manoel Aires 98, no bairro Mecejana. Para conhecer mais sobre as atividades, pode acessar o instagram @espacorecreativocasulo. O telefone para contato é (95) 98116-1176 / (95) 3624-1988